Alimentos SABOREIA A VIDA

 Courgette 
 

 

Vulgarmente conhecida e classificada como hortícola, em termos botânicos a courgette é considerada um fruto pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma família da melancia, melão, abóbora e pepino.

Hoje em dia pode ser adquirida em qualquer altura do ano, contudo é entre os meses de maio e de julho que a courgette pode ser encontrada com maior facilidade.

Por ter um sabor delicado e suave, é ideal para adicionar a qualquer refeição de verão.



INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Courgette Crua
Energia (kcal) 17
Proteína (g) 1.6
Gordura (g) 0.3
Hidratos de carbono totais (g) 2
Fibra (g) 1
Vit. C (mg) 17
Folatos (mg) 41
Potássio (mg) 248
Sódio (mg) 3
Cálcio (mg) 22
Magnésio (mg) 20

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99

VANTAGENS E DESVANTAGENS
Até à data, a courgette não foi muito estudada no que respeita aos seus benefícios, contudo e apesar destas limitações na pesquisa, existem benefícios para a saúde bem documentados.

Um dos benefícios da courgette que está muito bem documentado é a sua capacidade antioxidante. Por ser uma ótima fonte de magnésio e vitamina C, tal como de vitamina A e carotenoides, a courgette fornece-nos uma boa combinação de nutrientes que possuem capacidades antioxidantes. Tal como na cenoura, esses antioxidantes ajudam especialmente na proteção dos olhos, protegendo-nos contra a degeneração macular relacionada com a idade e as cataratas.

Para além dos nutrientes que possuem capacidade antioxidante, a courgette apresenta uma vasta lista de nutrientes responsáveis pela regulação do açúcar no sangue, tal como vitaminas do complexo B, (folatos e as vitaminas B6, B1, B2 e B3), magnésio, zinco e os ácidos gordos ómega-3. Também nos protegem contra o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.

As sementes e os óleos extraídos das sementes da courgette também apresentam benefícios para a nossa saúde, pois apresentam propriedades antimicrobianas.
COMO COMPRAR E CONSERVAR
No momento da compra deve escolher aquelas que tiverem um maior peso e cuja casca não seja muito dura, pois poderá significar que a courgette está muito madura ou que tem sementes muito duras.

Deverá também ter em atenção o tamanho das courgettes, optando por aquelas que apresentam uma dimensão média, uma vez que as que são excessivamente grandes e as que têm tamanho reduzido podem ser fibrosas e menos saborosas.

Se pretender armazenar durante um período de aproximadamente sete dias, procure conservar a courgette no frigorífico, dentro de um saco de plástico. Se quiser alargar ainda mais a sua conservação, o congelamento parece ser uma boa opção, contudo deve ser feito apenas após cortar a courgette em rodelas e a cozinhar durante cerca de três minutos. Já foi provado que o processo de congelamento da courgette permite a retenção da atividade antioxidante deste vegetal.

RECEITAS SAUDÁVEIS COM O ALIMENTO:

Courgettes estufadas com iogurte

Tarte de legumes mediterrânicos e queijo feta

 

NECESSIDADES ESPECIAIS

DOENÇA CELÍACA
A doença celíaca é uma perturbação causada por uma reacção de hipersensibilidade ao glúten,proteína específica de alguns cereais (trigo, aveia, centeio, cevada e malte).

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NECESSIDADES ESPECIAIS

INTOLERÂNCIA À LACTOSE
A deficiência primária de lactase é uma condição que se vai desenvolvendo ao longo dos anos. A produção da enzima ronda os 90% durante os primeiros 4 anos de vida.

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NUTRIÇÃO

NUTRIENTES
São substâncias químicas que constituem os alimentos, sendo essenciais ao funcionamento do organismo.

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A alimentação é um dos factores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

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ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA

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A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e como complemento alimentar até aos 2 anos de idade.

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