Alimentos SABOREIA A VIDA

Skip Navigation LinksSaboreia a Vida / Alimentação e Nutrição / Alimentos / Queijo de Ovelha Amanteigado

 Queijo de Ovelha Amanteigado 
 

 

O queijo de ovelha amanteigado obtém-se, tal como o nome indica, a partir do leite de ovelha cru. As suas características organolépticas, muito apreciadas, estão intimamente ligadas às pastagens na Serra da Arrábida e também à utilização da flor de cardo para coagulação do leite.

Consiste num queijo curado, redondo e pequeno (100 g e 250 g), em forma de cilindro achatado e com crosta amarelada. A pasta, também amarelada, tem um aspecto cremoso, untuoso, com poucos ou nenhuns olhos e textura fechada e amanteigada.

O sabor e aroma, embora sejam característicos e inconfundíveis, podem ser definidos como um misto de acidificado e salgado, ligeiramente picante.



INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Este queijo caracteriza-se essencialmente pelo seu elevado teor de gordura, mas também pela sua riqueza em minerais essenciais como o cálcio e o fósforo. Tal como a maioria dos queijos, é muito rico em proteínas de alto valor biológico e ainda em vitaminas, sobretudo lipossolúveis.

Tabela de composição nutricional (por 100 g):


 

Queijo Ovelha Amanteigado

Energia (kcal)

389

Água (g)

36,5

Proteína (g)

25,5

Lípidos (g)

31,5

Hidratos de carbono (g)

0,2

Vitamina A (µg)

285

Vitamina D (µg)

0,24

Cálcio (mg)

815

Fósforo (mg)

585

μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 26
VANTAGENS E DESVANTAGENS

Os nutrientes do queijo de ovelha amanteigado são mais facilmente assimilados e aproveitados que os do leite, graças á coagulação produzida pelo cardo, adicionado ao queijo durante o processo de fabrico.

Excelente fonte de proteínas de alto valor biológico (que fornecem todos os aminoácidos essenciais, nas proporções certas).

Uma vez que é um alimento com um elevado teor de gordura (cerca de 45% da matéria seca), deve ser consumido de forma moderada, principalmente por indivíduos que sofrem de problemas cardiovasculares e de excesso de colesterol no sangue.

O processo de cura faz deste queijo uma fonte rica em sódio, logo o seu consumo deve ser limitado em pessoas com hipertensão arterial.

Devido ao seu elevado teor de gordura, o queijo de ovelha amanteigado também deve ser moderadamente consumido por pessoas com excesso de peso ou obesidade.

COMO COMPRAR E CONSERVAR

A melhor forma de conservar este queijo é mantê-lo num ambiente fresco e húmido. No Verão, envolva-o em papel de cozinha e coloque-o na prateleira dos legumes, no frigorífico. No Inverno, deve evitar-se o frigorífico, devendo colocar-se o queijo num armário, coberto com um pano húmido e tendo o cuidado de o voltar com alguma regularidade.

Para conservar o queijo por longos períodos, pode sempre recorrer à congelação, que afecta pouco ou nada as suas propriedades.

ALIMENTAÇÃO

ALIMENTOS
Varie a sua alimentação, sabendo o que cada alimento tem para oferecer. Visite-nos todas as semanas e conheça um alimento diferente.

SAIBA MAIS

NECESSIDADES ESPECIAIS

DOENÇA CELÍACA
A doença celíaca é uma perturbação causada por uma reacção de hipersensibilidade ao glúten,proteína específica de alguns cereais (trigo, aveia, centeio, cevada e malte).

SAIBA MAIS

NUTRIÇÃO

NUTRIENTES
São substâncias químicas que constituem os alimentos, sendo essenciais ao funcionamento do organismo.

SAIBA MAIS

NECESSIDADES ESPECIAIS

INTOLERÂNCIA À LACTOSE
A deficiência primária de lactase é uma condição que se vai desenvolvendo ao longo dos anos. A produção da enzima ronda os 90% durante os primeiros 4 anos de vida.

SAIBA MAIS

COMA BEM VIVA MELHOR

SAIBA MAIS AQUI
A alimentação é um dos factores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

SAIBA MAIS

ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA

BEBÉ
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e como complemento alimentar até aos 2 anos de idade.

SAIBA MAIS
GLOSSÁRIO
A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

ÚLTIMO NO YOUTUBE

SCONES COM CHOCOLATE

COMENTÁRIOS

EXERCÍCIO PARA UMA BOA SAÚDE

Exercitar o seu pet é também uma forma excelente de passarem tempo de qualidade juntos!

OS PRIMEIROS 1000 DIAS

Sabia que a nutrição do bebé durante os primeiros 1000 dias de vida tem um papel fundamental na saúde futura do bebé?

NESTLÉ COZINHAR

Descubra, passo-a-passo, como elaborar as mais deliciosas receitas.

NESTLÉ CORPORATIVO


Conheça os nossos valores de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável. E ainda os nossos programas educativos e recrutamento.

www.empresa.nestle.pt

INQUÉRITO

É FÃ DA PÁGINA NESTLÉ PORTUGAL NO FACEBOOK?

VOTAR VER RESULTADOS