Repolho
Alimentos

Repolho

A couve roxa e a couve lombarda são as variedades mais conhecidas de repolho. Cozinham-se de diversas maneiras, seja em sopas, pratos principais ou acompanhamentos. Na Alemanha é muito comum o repolho fermentado a que se chama chucrute.

Informação Nutricional

O repolho é uma excelente fonte de vitamina C. É também uma boa fonte de fibras, ácido fólico, vitamina B6 e potássio. É também uma fonte de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), cálcio, magnésio, vitamina A e proteínas.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Couve-Lombarda cozida Couve-Roxa Crua
Energia (kcal) 22 30
Água (g) 92,7 90,3
Proteínas (g) 2,2 2,0
Lípidos (g) 0,2 0
Hidratos de Carbono (g) 1,4 3,9
Fibra (g) 2,9 3,3
Vitamina A (µg) 104 3
Vitamina C (mg) 44 57
Vitamina B1 (mg) 0,1 0,02
Vitamina B2 (mg) 0,02 0,01
Vitamina B6 (mg) 0,11 0,09
Cálcio (mg) 46 60
Ácido Fólico (µg) 70 39
Potássio (mg) 200 250
Magnésio (mg) 8 9

Vantagens e desvantagens

O repolho é uma excelente fonte de vitaminas A, do complexo B e C. E também é rico em fibras, cálcio, magnésio, ácido fólico e potássio.

Os seus antioxidantes (ácido fólico e vitamina C) fortalecem o sistema imunitário e protegem o nosso organismo contra infeções e alguns tipos de cancros. E a vitamina C ainda ajuda na produção de colagénio, uma proteína importante para a saúde da pele, tendões, e cartilagens, entre outros.

A vitamina B6 contribui, por exemplo, para o bom funcionamento do sistema imunológico e a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e da pele bem como para o crescimento, desenvolvimento dos ossos e para a reprodução.

O potássio ajuda por exemplo a regular a tensão arterial e intervém no processo de contração muscular. O magnésio desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular e na regulação dos fluxos.

As fibras do repolho facilitam o trânsito intestinal. O cálcio, por sua vez, é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência mas também na idade adulta pois previne e atrasa a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fraturas associadas. 

 

Como comprar e conservar

O repolho mais fresco é firme e pesado. As suas folhas devem estar bem fechadas e sem manchas.

Guarda no frigorífico num saco de plástico. 

 

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…