Uva
Alimentos

Uva: Informação Nutricional

As inúmeras variedades de uva apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade e sabor. Regra geral, os bagos têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro (uva preta).

De acordo com a forma como serão consumidas as uvas podem ser consideradas: 

  • Uvas de mesa – para consumo direto. Para terem esta classificação precisam de cumprir vários requisitos padrão relativos ao tamanho, coloração e forma, por exemplo;
  • Uvas de vinho – utilizadas na produção de vinho.

O processo de maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e o momento de colheita estende-se desde o final do verão até ao princípio do inverno, normalmente entre setembro e novembro.

Pensa-se que a uva seja originária da Ásia, mas o seu cultivo teve o apogeu nas antigas civilizações Romana e Grega com o principal objetivo de produzir vinho. O seu cultivo foi ainda potenciado pelo facto desta bebida desempenhar um papel importante na religião cristã.

Informação Nutricional

As uvas têm cerca de 80% de água e o seu conteúdo em açúcares, principalmente frutose e glicose, é o maior responsável pelo seu valor energético, cerca de 80 kcal/100g. 

O mineral cujo teor mais se destaca é o potássio, tendo ainda um moderado teor de cálcio, fósforo e magnésio. Do grupo das vitaminas destaca-se o teor de vitamina B6 e, na uva preta, é de realçar também o teor em carotenos (pro-vitamina A). A uva é ainda rica em fitoquímicos benéficos ao organismo, nomeadamente as antocianinas quercetina e resveratrol.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Uva Branca Uva Tinta
Energia (kcal) 78 83
Água (g) 80,6 78,9
Proteínas (g) 0,3 0,3
Lípidos (g) 0,5 0,5
Hidratos de Carbono (g) 17,3 18,6
Fibra (g) 0,8 0,9
Vitamina B6 (mg) 0,09 0,09
Caroteno (µg) 0 60
Magnésio (mg) 8 8
Fósforo (mg) 14 11
Cálcio (mg) 10 10
Potássio (mg) 220 220

Vantagens e desvantagens

Para poder consumir esta fruta é apenas necessário lavá-la, o que facilita o seu consumo, tornando as uvas uma fruta de eleição para fazer parte de um lanche fácil, apetecível e equilibrado.

Os fitoquímicos presentes na uva têm importantes propriedades antioxidantes, que ajudam à manutenção da saúde dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, a combater o envelhecimento e na proteção contra infeções e alguns tipos de cancro.

Como comprar e conservar

Uma vez que esta fruta não melhora o seu sabor depois de colhida, deves escolher uvas encorpadas, não enrugadas e a sua estrutura deve estar intacta, sem manchas ou mazelas, não devem libertar sumo, com os bagos firmemente presos ao caule.

A coloração da uva reflete a sua maturação e doçura. A uva amarela deve apresentar uma tonalidade ligeiramente dourada, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva preta deve ter uma cor bastante escura.

As uvas têm um período de vida de, aproximadamente, 2 dias quando armazenadas à temperatura ambiente, deteriorando-se muito facilmente. Assim, devem ser idealmente conservadas no frigorífico, em recipiente fechado, onde poderão durar até 7 dias.

Como utilizar

As uvas podem ser consumidas na sua versão fresca (uva de mesa) ou seca (uva passa), sendo maioritariamente consumidas ao natural.

Podem ser utilizadas tanto em pratos salgados como doces, tais como: doces, compotas e bolos.
São um bom acompanhamento tanto de pratos de carne de aves como de caça.

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…