Superalimentos
Nutrição

Superalimentos. Afinal, o que dá “super” ao nome?

Antes de mais vamos esclarecer: o que são superalimentos?

Na verdade, não existe uma definição científica ou legal de “superalimento”. Contudo, esta designação tem vindo a ser usada com alguma frequência e aplica-se vulgarmente a alimentos que apresentem uma concentração elevada de nutrientes e outros componentes com impacto positivo na saúde, que estejam potencialmente associados à prevenção de doenças ou que ofereçam vários benefícios de saúde para além do seu valor nutricional.

O Merriam-Webster Dictionary define-os como “alimentos ricos em componentes como antioxidantes, fibra ou ácidos gordos essenciais considerados benéficos à saúde”. *1

E quais são os alimentos que são “super”?

Não existe propriamente uma lista exaustiva de superalimentos. Na prática, trata-se de alimentos nutricionalmente ricos que podes encontrar à tua mesa se tiveres uma alimentação variada, completa e equilibrada, respeitando a Roda dos Alimentos Portuguesa.

Como já sabemos, da Roda destacam-se dois grupos o grupo das frutas e o das hortícolas, dos quais fazem parte muitos superalimentos e estamos a falar de produtos bem portugueses: brócolos, cebola, espinafres, couve, romã, laranja, apenas para nomear alguns.

Ao seguir esse padrão alimentar estarás a ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, que é o que pode justificar o adjetivo “super” de alguns alimentos e não tens necessariamente que recorrer a alimentos mais “exóticos”, provenientes de outras geografias, para ter acesso a “superalimentos”.

Como podes verificar na Roda dos Alimentos, o equilíbrio é a palavra-chave. Por isso, deves adotar uma alimentação variada, completa e equilibrada e que inclua, alimentos de todos os grupos nas proporções adequadas a cada grupo e nas quantidades ajustadas a cada indivíduo. *2

Referências bibliográficas

  1. Harvard T.H. Chan School of Public Health. The Nutrition Source. Superfoods or Superhype. Disponível em: Superfoods or Superhype? | The Nutrition Source | Harvard T.H. Chan School of Public Health . Acedido a 23 de dezembro de 2022.
  2.  Direção Geral da Saúde. Roda dos Alimentos Mediterrânica. Disponível em: Roda dos Alimentos Mediterrânica • PNPAS (dgs.pt) . Acedido a 23 de dezembro de 2022.
 
 

também

Nutrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o flexitarianismo pode ser definido como um padrão…

Nutrição

Certamente que já te apercebeste que mesmo que te mantenhas ativo ao longo do dia, dificilmente…

Nutrição

Se gostas de saber mais sobre nutrição, o mais certo é que já tenhas ouvido falar no jejum…