Camarão
Alimentos

Camarão

O Camarão é um crustáceo que, embora seja de pequenas dimensões, tem uma grande versatilidade e é um alimento muito apreciado pela maioria da população.

Pode ser servido quente ou frio e é um alimento ao qual temos acesso todo o ano, seja comprado congelado ou fresco, o que se torna algo bastante benéfico, uma vez que o Camarão constitui uma excelente alternativa à carne como fonte proteica, por ser pobre em calorias e em gordura saturada.

Pode ser encontrado tanto em águas quentes como em águas frias e em várias regiões, sendo que as suas características diferem da região onde este se encontra.

 

Informação Nutricional

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Camarão Cru Camarão Cozido
Energia (kcal) 77 99
Proteínas (g) 17,6 22,6
Lípidos (g) 0,6 0,8
Hidratos de Carbono (g) 0,3 0,4
Fibra (g) 0 0
Magnésio (mg) 30 38
Sódio (mg) 190 1600
Potássio (mg) 180 230

Vantagens e desvantagens

O Camarão tem um alto valor nutritivo, sendo muito rico em Selénio, Ómega 3, Vitamina B12 e proteínas de alto valor biológico e pobre em calorias e em gordura saturada. Ainda que contenha um teor baixo em gordura, o camarão é rico em colesterol (cerca de 154mg por 100g de camarão cru), pelo que o seu consumo deve ser moderado.

Normalmente não associamos o camarão a uma ótima fonte de antioxidantes, contudo este alimento possui quantidades únicas de dois antioxidantes importantes: a astaxantina e o selénio, um mineral fundamental.

A astaxantina é o pigmento que confere a cor característica dos tecidos do camarão. Enquanto a cor vermelha-alaranjada dos outros alimentos é conferida por vários carotenoides, a cor do camarão apenas se deve à ação de um único carotenoide, a astaxantina. Este componente recebe especial atenção pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo.

Como comprar e conservar

Tal como todos os alimentos que provêm do mar, é sempre melhor comprar o Camarão numa peixaria ou loja de confiança, para garantir o máximo de frescura.

A escolha de Camarão fresco ou congelado vai depender de quando é que o vais confeccionar e como é que o vais fazer. Por exemplo, se o estás a comprar para uma refeição no próprio dia, deves comprá-lo fresco, para não perderes tempo a descongelar. Se é para confeccionar noutro dia, compra Camarão congelado e armazena-o no congelador imediatamente para que não descongele. Uma maneira de manter o Camarão fresco no frigorífico é colocá-lo nas prateleiras de baixo do mesmo, dentro de um saco de plástico e em cima de um tabuleiro com gelo pois a temperatura do frigorífico é mais elevada do que a temperatura ideal para conservar Camarão.

Uma maneira de escolher o Camarão fresco é pelo seu aspeto: estes devem apresentar uma cor mais ou menos uniforme, sem manchas nem fissuras. A sua carne deve ser firme e não deve estar separada da casca (se apresentar uma tonalidade amarelada deves rejeitar o camarão, pois pode significar que esteve em contacto com químicos fortes).

Outra maneira é pelo seu cheiro. Todo o marisco, quando fresco, deve apresentar aquele cheiro leve a maresia. Visto que não conseguimos sentir o cheiro de Camarão embalado, dá preferência àquele que se vende ao peso, para que possas fazer uma melhor escolha.

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…